Windows 11: conheça as novidades

Windows 10 deixará de receber atualizações:

De acordo com a Microsoft, o suporte ao Windows 10 será encerrado em 14 de outubro de 2025, depois disso, o software não será mais atualizado e nem receberá eventuais correções, seja com novos recursos ou reparos em falhas de segurança. Os dados indicam que o encerramento será feito para todas as versões do sistema operacional, que incluem a Home e a Pro. 

A empresa já encerrou suporte a várias versões mais antigas do Windows 10, como a primeira (1507), que deixou de ser suportada em setembro de 2017, ou a 1909, cujo suporte se encerrou em cinco de maio deste ano. Mas esta é a primeira vez que ela marca uma data para o fim do sistema “como um todo”. 

Atualização para o Windows 11 será gratuita em máquinas compatíveis:

A Microsoft confirmou a chegada do Windows 11 e também confirmou que ele será uma atualização gratuita para usuários, assim como ocorreu no lançamento das anteriores. Quem já adquiriu a licença do Windows 10 pode ficar tranquilo porque receberá o update sem precisar pagar nada. A informação foi confirmada por meio do verificador de integridade do sistema, que acabou de entrar no ar. 

Para ter a nova versão, é preciso que a máquina atenda aos requisitos mínimos de hardware do sistema: CPU de 64 bits, 4 GB de RAM e pelo menos 64 GB de espaço livre para armazenamento do sistema — foi por isso que entrou em cena o verificador da Microsoft com o “spoiler”. O novo Windows será entregue por meio da ferramenta Windows Update, como se fosse uma atualização tradicional.  

Novidades do Windows 11:

O Windows 11 trouxe uma interface do usuário aprimorada e mais moderna, com um novo posicionamento do Menu Iniciar, suporte a widgets, novos ícones, melhorias de desempenho e atualizações para melhorar a execução multitarefa. O sistema terá acesso a aplicativos do Android por meio da Amazon Appstore e contará com recursos para melhorar a experiência dos gamers, como o Auto HDR e a loja integrada do Xbox.  

Pensado como um sistema operacional com foco em produtividade, o Windows 11 contará com o chamado Snap Layouts, que oferece diversos modos para dividir e agrupar as janelas dos apps — por exemplo, dividir as páginas em duas ou três colunas, uma coluna à esquerda e duas em cima da outra à direita, entre outras opções. Alguns programas de terceiros já faziam isso, mas agora a função estará inclusa como um recurso padrão da plataforma.

Como saber se o seu computador é compatível com o Windows 11:

Passo 1. Acesso o site oficial do Windows 11. No rodapé da página, você encontrará o atalho para baixar a ferramenta de teste. Clique em “Download app” e proceda normalmente com o processo de download; 

Passo 2. Encontre o instalador que você baixou, nomeado automaticamente como “WindowsPCHealthCheckSetup.msi”, e execute o arquivo; 

Passo 3. A instalação é simples e bem rápida. Após confirmar que você concorda com os termos de uso, clique em “Instalar” e aguarde alguns instantes;

Passo 4. Para testar seu computador é simples. Clique na opção “Verificar agora”, em destaque na tela principal do programa;

Passo 5. Após um rápido teste, você receberá um aviso na tela com o resultado do diagnóstico; 

A Globalmind é parceira oficial da Microsoft, possuindo certificações nas suas principais plataformas e ferramentas. Fale com nossos especialistas para tirar dúvidas ou saber como adquirir. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *