Segurança móvel: veja a quais riscos os celulares estão expostos!

Os smartphones precisam da mesma segurança adotada em computadores. Para isso, é preciso conhecer as ameaças que rondam os celulares e como se proteger delas. Pensando nisso, abordaremos neste artigo os principais riscos à segurança dos aparelhos portáteis.

Riscos à segurança do celular

  1. ACESSO A REDES INSEGURAS

Alguns usuários de smartphone podem estar usando o Wi-Fi público para economizar a comunicação de dados. No entanto, algumas redes públicas que circulam pela cidade não dão importância à segurança, e há o risco de que informações sejam roubadas ou comprometidas. Priorize e use redes seguras, fornecidas por operadoras de telefonia celular e outros. Se você usar o Wi-fi público, use apenas temporariamente e exclua a configuração depois. Também é importante considerar ter um aplicativo de segurança e um aplicativo VPN (Virtual Private Network), que criptografa as comunicações. 

  1. INSTALAÇÃO DE APPS MALICIOSOS

Com smartphones e tablets, você pode navegar em sites, enviar e-mails, trabalhar com vários aplicativos, adicionar contas, gerenciar agendamentos e muito mais. O sistema operacional (SO) para smartphones e tablets é baseado no Android,  já o iOS está presente no iPhone e no iPad. Os apps encontrados nas lojas virtuais dos dois sistemas são em sua grande maioria certificados e seguros. Porém, existem aplicativos que podem ser encontrados fora da plataforma, normalmente desenvolvidos por fontes desconhecidas. Isso traz grandes riscos de ter o próprio SO do aparelho corrompido ou dados roubados por um app que contenha códigos maliciosos. 

  1. ROUBO DE INFORMAÇÃO PESSOAL

O roubo de informações pessoais é um grande problema com o avanço da conectividade por meio dos dispositivos móveis. Os criminosos criam sites bancários e de compras falsos, parecidos com páginas reais para atrair usuários. Golpes de phishing que roubam informações, PINs de bancos, informações de cartão de créditos, entre outros, são cada vez mais constantes. Isso, também, afeta a navegação nos smartphones, afinal, eles têm acesso à rede e à troca de informações mediante aplicativos de mensagens, bem como navegadores de internet. Isso significa que o risco de roubo de informações também está presente e deve ser contido por boas práticas e uso de ferramentas de proteção, como utilizar aplicativos bancários desenvolvidos pela própria instituição, o que garante mecanismos de identificação, verificação e proteção de dados. 

  1. INFECÇÃO POR VÍRUS

Além de infectar computadores, os vírus podem prejudicar sistemas de smartphones. Junto aos avanços tecnológicos dados aos diversos modelos e versões cada vez mais sofisticadas, os códigos maliciosos também são aprimorados. Vale ressaltar que é fundamental utilizar apps de fontes oficiais para evitar riscos de infecção por códigos maliciosos embutidos em uma aplicação de fonte desconhecida. 

Dicas para evitar esses riscos

MANTENHA O SISTEMA ATUALIZADO 

Assim como nos desktops, os smartphones exigem medidas de segurança  que exploram vulnerabilidades do sistema operacional e do aplicativo (falhas de segurança). Medidas de combate às vulnerabilidades podem ser feitas sempre atualizando o sistema operacional e os aplicativos. Essa é uma medida de segurança eficaz que pode ser feita rapidamente e sem custo extra. 

HABILITE A VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS 

Ao habilitar a verificação de duas etapas, você pode usar o smartphone com mais segurança. Ela consiste em, além de se pedir uma senha de login, por exemplo, ter outra etapa de validação da identidade, que pode ser o envio de um SMS com código de verificação, confirmação por voz, entre outros. Isso dificulta que haja acessos indesejados as suas contas de usuário no seu dispositivo, bem como em sites.

UTILIZE UM APP DE SEGURANÇA 

Com um app apropriado, você consegue identificar possíveis ameaças vindas da rede, bem como neutralizá-las antes que causem prejuízos. Ou seja, ao usar o aplicativo de segurança, você pode detectar e bloquear sites não autorizados ao se conectar a internet a partir de um smartphone e detectar e paralisar vírus. 

FAÇA BACKUP DOS DADOS 

Fazer cópias é fundamental para a segurança móvel em caso de perda de dados devido a roubo ou mau funcionamento do smartphone. Mesmo se o aparelho for perdido ou danificado, você poderá minimizar os danos se fizer backup de dados importantes, como fotos, documentos, agenda, e-mail etc. Além disso, o dano de infecção do ransomware que criptografa os dados no smartphone e bloqueia a tela, tornando o dispositivo inoperante, é um risco.

Agora que você conhece os principais riscos à segurança móvel e como preveni-los, entre em contato conosco e conheça muito mais dos nossos serviços!