Saiba como criar um plano de backup contra desastres para a sua empresa

Um plano de backup corporativo é fundamental para garantir a segurança dos dados.

As situações mais frequentes para uma empresa sofrer com perda de dados são: falhas na segurança (vírus/ataques), falha de usuários, falha em equipamentos, erros em arquivos, alagamento, incêndio ou furto.

Inicialmente, é necessário pensar na elaboração do plano de backup. Esse documento deve constar o nível de segurança que você deseja para os dados da empresa, classificação por importância das informações e o tipo de cobertura.  

O primeiro passo é realizar um mapeamento dos dispositivos locais e em nuvem que armazenam dados importantes para sua empresa. 

O próximo passo é definir onde ficará armazenado o backup.   

Com essas informações, partimos para os detalhes do processo de backup, que são: 

  • Janela de backup: É o período para executar a rotina de backup, sem interromper ou impactar na produtividade da empresa. 
  • Versionamento: Permite manter várias versões de um mesmo arquivo, alterado por vários usuários.  
  • Tempo de retenção: É o período que o arquivo precisa ser mantido e estar disponível para os usuários.  
  • Descarte ou Archiving: Quando um arquivo não é mais utilizado, é necessário definir se o será arquivado ou descartado. 
  • Validação de restauração: É necessário realizar testes, em período determinado, com objetivo de identificar possíveis falhas e promover melhorias. 

Com o plano de backup definido, escolha uma solução que atenda a todos os requisitos, com boa relação custo/benefício e de fácil operação. 

Globalmind oferece a solução de Backup Acronis que permite a gestão e armazenamento local e em nuvem de todo o plano de backup através de uma interface web de fácil gerenciamento. 

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como proteger os dados da sua empresa contra qualquer imprevisto.