Qual a importância da VPN para o Home Office?

Rede de comunicação privada (VPN)

O que é? 

VPN é uma rede de comunicação privada que cria uma conexão criptografada através de um servidor seguro. Ou seja, uma VPN cria uma conexão segura entre você e a internet. Ela proporciona uma camada extra de privacidade e anonimato.

Sem uma VPN, sua atividade na Internet pode ser facilmente interceptada e visualizada por outras pessoas. Isso inclui seu histórico de navegação, arquivos baixados, detalhes bancários e senhas.

Quando os funcionários trocam a rede empresarial segura de seus escritórios para utilizar a suas próprias redes domésticas, os endpoints passam a estar mais sensíveis a ataques de malware, phishing  e outros. Muitos cibercriminosos estão se aproveitando desse aumento do fluxo do Home Office para se beneficiar dessa vulnerabilidade e, assim, conseguir acessar dados sigilosos e até roubar informações úteis das empresas.

Para garantir que os colaboradores de uma empresa trabalhem tranquilamente em Home Office, é fundamental que eles possuam todas as ferramentas de trabalho necessárias e, uma delas, é uma conexão segura. Ter uma boa VPN instalada nos dispositivos utilizados é uma medida indispensável, pois ela irá garantir que os funcionários realizem suas tarefas do dia a dia de modo seguro.

A rede virtual privada oferece inúmeras vantagens para o Home Office. Confira

Mais segurança:
Ela criptografa a mensagem entre os usuários e a rede corporativa, impedindo que terceiros tenham acesso às informações. 

Maior economia:
A VPN substitui a necessidade da utilização de linhas privadas que podem exigir altos investimentos e constantes manutenções. 

Desbloqueio de sites:
Desbloqueio de serviços e páginas que apresentam limitações geográficas. Ela substitui o IP real do dispositivo do usuário pelo do servidor VPN.

Aumento da produtividade:
Com uma rede anônima e segura, os colaboradores podem acessar todos os conteúdos da empresa sem se preocupar com ciberataques. Desse modo, eles trabalham focados em suas tarefas. 

Mobilidade:
Ela pode ser utilizada em qualquer lugar que o colaborador estiver, basta que haja uma conexão com a internet. Dessa forma, os usuários não precisam enfrentar nenhum impedimento no momento de acessar os serviços restritos da empresa. 

O que considerar ao escolher uma VPN:

  • Alta velocidade;
  • Forte criptografia;
  • Políticas de privacidade credíveis;
  • Capacidade de acessar conteúdo global;
  • Compatibilidade com diferentes dispositivos e plataformas.

O momento exige muito cuidado por parte das organizações. É importante garantir a continuidade de suas atividades e, ao mesmo tempo, a segurança de seus sistemas e informações. Portanto, para que os seus colaboradores continuem realizando suas tarefas mesmo por teletrabalho, você deve fornecer todas os recursos necessários. Aposte na VPN e proporcione um acesso ágil e seguro. 

Nos contate para saber mais e tirar suas dúvidas! 

Nosso time de especialistas pode ajudar a sua empresa a criar esse ambiente seguro para o trabalho remoto.