Principais serviços do Microsoft Azure

Microsoft Azure

É o serviço que concentra toda a plataforma de nuvem da Microsoft, desde a infraestrutura de cloud computing para hospedar sistemas empresariais até ferramentas e recursos que expandem a capacidade produtiva de negócios em todos os setores. 

Veja a seguir o que a Microsoft Azure tem a oferecer para a sua empresa e como eles podem contribuir para a produtividade, a economia e o crescimento no mercado:

Máquinas virtuais:

Máquinas virtuais são sistemas operacionais que funcionam como computadores completos, mas com todos seus recursos de armazenamento e computação originados da nuvem. No Microsoft Azure, é possível adquirir quantas máquinas virtuais forem necessárias para administrar o negócio, com a flexibilidade de configuração e ferramentas específicas para cada caso. É como ter vários computadores dentro do sistema sem a necessidade de investir em hardware. 

Gerenciamento de rede:

Com toda a operação centralizada no Azure, ele permite que o gerenciamento da rede interna seja feito dentro do próprio painel de controle. O gerenciador de rede permite monitorar, diagnosticar e obter informações sobre o desempenho e a integridade do sistema. 

Aplicações em nuvem:

Assim como é possível simular um computador inteiro dentro da nuvem, o Microsoft Azure também pode ser usado como plataforma de softwares virtualizados. Aplicações em nuvem aumentam a produtividade, simplificam a aquisição e gestão de contratos e permitem mobilidade para a empresa.

Armazenamento e Backup:

Com a Azure, todo esse processo é simplificado e automatizado. Em caso de comprometimento de dados ou indisponibilidade do sistema em desastres, a empresa recupera seu sistema em questão de minutos e não sofre os prejuízos de ter que parar a operação. 

StorSimple:

StorSimple, nome originado de “armazenamento simplificado”, é uma solução de nuvem híbrida para atender empresas preocupadas com performance e capacidade. Com esse serviço, qualquer negócio é capaz de gerenciar facilmente dados entre datacenters na nuvem e matrizes fixas. 

Automação de serviços e processos em nuvem:

Os maiores ganhos nesse caso estão na coleta e gestão de dados, trabalho remoto e segurança na implementação pela TI. Os funcionários perdem menos tempo com tarefas repetitivas e podem usar essa economia para se tornarem mais produtivos estrategicamente. 

Streaming:

Streamings de vídeo, ao vivo ou sob demanda, tornaram-se uma grande mídia para contato com o público, mas também para comunicação interna. A ferramenta nativa de streaming no Azure oferece processos simplificados e grande qualidade de conexão para a criação de treinamentos à distância, endomarketing e exportação desse material para todos os meios mais conhecidos de divulgação. 

Contêineres:

Contêineres são pacotes de códigos e ferramentas isolados do sistema em que estão funcionando. São a solução mais popular hoje para dar portabilidade e flexibilidade ao desenvolvimento de produtos digitais. Se a sua empresa trabalha com SaaS, aplicativos ou softwares para o público final, o serviço nativo de contêineres do Azure agiliza o trabalho dos desenvolvedores e aumenta a qualidade da entrega, por permitir testes customizados em plataformas distintas. 

Bancos de dados SQL:

O Azure tem talvez o melhor serviço de banco de dados na nuvem relacional disponível no mercado. Seu SQL é inteligente e totalmente gerenciado, com alta compatibilidade e portabilidade para migrar bancos sem alterar os aplicativos. 

Análise de dados com IA e Machine Learning:

O uso dessas tecnologias permite uma análise de dados muito mais complexa do que os relatórios de desempenho tradicionais e pode apontar novos rumos para a sua empresa. Além disso, a inclusão de IAs em processos automatizados é uma fonte de otimização e economia, já que essa tecnologia tem capacidade de interpretar indicadores de performance e sugerir modelos melhores de desenvolvimento e administração. 

IoT

O Azure oferece um Hub específico para IoT, que conecta e gerencia potencialmente bilhões de dispositivos em um único sistema de gestão apoiado pela nuvem. 

Quais as vantagens de usar os serviços da Microsoft Azure?

Com o serviço adequado ao seu negócio e o melhor suporte possível, investir no Microsoft Azure é uma forma de trazer transformação digital para a empresa. Usar seus serviços traz vantagens na parte de administração, operação e otimização: 

  • Processos ágeis 
  • Apoio a novas estratégias 
  • Segurança 
  • TI estratégica 

Como implementar na minha empresa?

Agora que você conheceu o que o Azure pode fazer por um negócio, com certeza identificou alguns desses serviços capazes de melhorar a gestão financeira, de pessoas e de produtividade dentro da sua empresa.

Se deseja entender mais sobre como funciona a aquisição e implementação dos serviços Azure faça contato conosco!