Popular programa de antivírus gratuito vende seus dados de navegação

De acordo com uma matéria da MIT Technology Review, uma das empresas de antivírus mais populares do mundo, a Avast, vende dados confidenciais das pessoas de uma maneira que pode colocar sua privacidade em risco.

A Avast é uma empresa multibilionária de segurança da informação com sede na República Tcheca. Seu software é usado por cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No ano passado, constatou-se que a empresa estava coletando e vendendo dados de comportamento do usuário – e agora a extensão desse esforço foi apresentada em novos relatórios da Vice e da PCMag.

Um relatório da Forbes de 2019 descreveu primeiro como a Avast e a subsidiária AVG usam extensões de navegador para assistir a tudo o que seus clientes fazem. Esses dados são então vendidos para clientes corporativos como “insights” por meio de uma empresa subsidiária chamada Jumpshot. 

Os dados são tratados para torná-los anônimos, mas estudos têm mostrado repetidamente que é possível reverter esse processo e obter a origem da informação desse tipo de dados.

O senador americano Ron Wyden, democrata do Oregon conhecido amplamente como falcão em questões de privacidade, está em contato com a Avast desde dezembro de 2019 sobre a venda de dados do navegador do usuário.

Desde a semana passada, os usuários do Avast agora devem optar afirmativamente pela coleta e venda de dados. No entanto, não está claro o que acontecerá com todos os dados que já foram coletados. Wyden insiste que a empresa deve excluir os dados coletados antes de solicitar o consentimento de seus clientes. A Avast não respondeu a uma solicitação de comentário.

 

Sugestão da nossa equipe: Para evitar que dados da sua empresa sejam vendidos, além de outros possíveis problemas, recomendamos sempre utilizar antivírus corporativos pagos. A Globalmind oferece o antivírus corporativo Bitdefender que possui uma excelente avaliação em todos os testes de detecção e performance.