Google Drive ou OneDrive: qual é a melhor solução para armazenamento de arquivos?

O Drive foi lançado em 2012 e é um dos produtos que integra o Google Workspace, um hub de aplicativos empresariais e ferramentas de colaboração que conta com Docs, Meet, Formulário, entre outras soluções. 

O OneDrive, que já foi chamado de SkyDrive, é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Ele foi criado pela Microsoft em 2007 e faz parte do Microsoft 365 que reúne outras ferramentas da empresa (pacote office, Teams, entre outros), também voltada para negócios. 

Como é de se esperar, cada ferramenta se integra bem com os outros recursos de suas respectivas criadoras. Mas se os serviços são tão parecidos, qual o melhor? Google Drive ou OneDrive?  

É o que vamos responder neste artigo, comparando os principais pontos sobre as duas ferramentas e as vantagens oferecidas. Continue a leitura! 

Armazenamento:

Começando pelo Google Drive, as contas gratuitas possuem 15 GB de armazenamento disponível que é dividido entre o Gmail, o próprio Drive e o Google Fotos. 

Já o OneDrive, oferece 5 GB no plano grátis disponível na categoria de “uso doméstico”, o que não inclui nenhum aplicativo do Office. 

Para fazer um uso profissional da ferramenta, o recomendado é fazer a assinatura de um dos planos empresariais que ambas as empresas oferecem. 

Ao assinar o Google Drive, a empresa não tem acesso apenas ao app de armazenamento e compartilhamento na nuvem. O plano inclui as outras ferramentas do Google Workspace como Meet, Documentos, Chat, Formulários, entre outros. A capacidade de armazenamento no plano mais básico sobe para 30 GB. 

Já o plano OneDrive for Business (Plano 1) no plano mais básico tem capacidade de armazenamento de 1 TB. 

Tais comparações são apenas os planos de entrada, mas as empresas oferecem mais opções que se adequam tanto para times maiores quanto para times menores.

Preço:

Agora que você conhece as opções de entrada para Google Drive ou OneDrive, vamos aos preços desses planos iniciais. 

Como mencionamos acima, com a contratação do Google Drive sua empresa tem a chance de começar uma experiência de gestão integrada. 

Conheça as opções de plano do Google Drive.

O OneDrive for Business (Plano 1) — também a primeira opção de quatro planos disponíveis da Microsoft.

A proposta desse modelo de plano é permitir que as empresas contratem apenas a quantidade de contas necessárias. Isso permite que os negócios atualizem seus processos e utilizem ferramentas que estão em alta no mercado. 

Conheça as outras opções de plano do OneDrive.

Um ponto importante sobre as licenças é que a Microsoft permite utilizar diferentes licenças entre os usuários, enquanto o plano da Google exige que todos os usuários possuam o mesmo tipo de licença.

Segurança:

Para escolher qualquer serviço na nuvem, seja Google Drive ou OneDrive ou outra solução como um software SaaS, por exemplo, a segurança do sistema é essencial. 

Neste ponto, ambas as soluções oferecem um ambiente seguro e certificado. Para o login, possuem o recurso de autenticação em 2 etapas que evita problema de acessos indevidos à conta.

Compartilhamento e integração:

Por fim, no nosso comparativo entre Google Drive x OneDrive temos as opções de compartilhamento e integração que cada serviço oferece. 

No Google Drive, existe a opção de compartilhar uma pasta inteira ou apenas um arquivo. Os documentos podem ser compartilhados via link com diferentes permissões: 

Leitor: quem recebe o link pode apenas visualizar o conteúdo dos arquivos ou pasta; 

Comentarista: além de visualizar, a pessoa pode fazer comentários nos textos; 

Editor: além de visualizar e comentar, também é possível alterar o conteúdo e fazer sugestões de revisão. 

No OneDrive, também existe a possibilidade de compartilhar uma pasta ou um arquivo. Um detalhe interessante é a permissão de bloquear o download dos arquivos compartilhados quando quiser. 

Além disso, também dá para definir a data de validade do acesso para arquivos e pastas compartilhados externamente. 

Nos dois serviços, os arquivos podem ser compartilhados com pessoas da empresa ou de fora dela.

GOOGLE DRIVE X ONEDRIVE: COMECE A USAR!

Ambas as soluções fornecem opções de armazenamento flexíveis e integradas com os demais produtos de colaboração. 

Para se obter o máximo das ferramentas, o uso de toda a suíte de colaboração é extremamente importante (Google Workspace e Microsoft 365). Desta forma é possível extrair o máximo de benefício dos recursos, aumentando a segurança e otimizando os trabalhos do dia a dia.

Globalmind é parceira oficial da Microsoft e do Google, possuindo conhecimento sobre suas principais plataformas e ferramentas. Fale com nossos especialistas para tirar dúvidas ou saber como adquirir suas licenças!