Utilize uma das ferramentas indicadas a seguir para verificar se o site é malicioso:
O Google oferece uma ferramenta chamada Safe Browsing Site Status no qual é possível colar a URL de um site e ela irá dizer se o site é seguro ou não. Outra opção semelhante é o verificador de URL do VirusTotal, que analisa o endereço do site e o compara a vários mecanismos antivírus de primeira linha e mecanismos de verificação de site para indicar se uma determinada URL pode ser maliciosa.
Mas mesmo que o resultado diga que a URL está “limpa”, pode ser necessário pesquisar um pouco mais fundo e para isso, as ferramentas compiladas pelo instrutor de SANS Lenny Zeltser podem ser bastante interessantes.
Como alternativa, também é possível executar uma busca no Whois para descobrir a quem pertence o domínio que está sendo visitado. É um serviço que oferece informações sobre domínios, tais como: quem é o proprietário, quando e onde se registrou e como contatá-lo. Para realizar uma busca no Whois, é necessário ir a um site dedicado e inserir o endereço do site do qual deseja obter as informações.
Uma informação importante para averiguar é se o domínio foi registrado recentemente, o que pode ser um indicador de que provavelmente seja malicioso.