Conheça os serviços do Azure DevOps

DevOps

DevOps é uma prática de desenvolvimento de software que promove a colaboração entre o desenvolvimento e as operações, resultando em uma entrega de software mais rápida e confiável. Designado com frequência como uma cultura, o DevOps conecta pessoas, processos e tecnologias para entregar valor contínuo. 

O processo de desenvolvimento de software pode ser altamente manual, resultando em uma quantidade significativa de erros de código. As equipes de desenvolvimento e operações com frequência podem estar fora de sincronia, o que pode retardar a entrega do software e decepcionar os stakeholders de negócios. O DevOps cria eficiência em todas as tarefas envolvidas no desenvolvimento, na implantação e na manutenção do software. 

Neste artigo você vai conhecer as iniciativas da Microsoft Azure para DevOps. 

Azure DevOps

Azure DevOps é um pacote de tecnologias para desenvolvedores focadas no planejamento, colaboração e entregas. Diferenciando-se dos demais por ser capaz de promover eficiências expressivas em todas as etapas e processos de criação e implantação do programa, o Azure DevOps ainda ajuda a reduzir a quantidade geral de erros por seu grande investimento em automação. 

Acelerando e melhorando a produtividade, alguns dos benefícios oferecidos na prática pelo Azure DevOps são: 

  • Colaboração entre setores, times e responsabilidades;
  • Racionalização dos processos empresariais;
  • Automação de atividades;
  • Modernização e alta performance dos times de TI;
  • Otimização de tempo;
  • Agilidade nos lançamentos;
  • Registro e monitoramento completos em log;
  • Integração e entrega contínuas (CI/CD);
  • Planejamento ágil para a gestão de projetos simples; 
  • Infraestrutura por códigos;
  • Aprendizado validado.

O Azure DevOps engloba uma série de serviços, separados em dois produtos: o Azure DevOps Services e o Azure DevOps Server. 

Azure DevOps Services:

O Azure DevOps Services são todos os serviços oferecidos para complementar e aprimorar os fluxos de trabalho. Sendo eles: 

Azure Boards: É uma ferramenta de planejamento ágil que permite monitorar o trabalho de equipes usando quadros Kanban configuráveis. O pipeline de entregas pode ser visualizado com listas de pendências interativas e ferramentas de planejamento avançadas. Além disso, possui relatórios que fazem do Boards o local ideal para todas as ideias do seu time. 

Azure Pipelines: Ideal para automatizar processos e economizar tempo com detalhes técnicos, o serviço, que opera em qualquer linguagem, plataforma e/ou nuvem, permite a compilação, testes e implantação contínua com CI/CD ao conectar-se ao GitHub. 

Azure Repos: Oferece melhores construções e união de códigos com solicitações de pull e manutenção avançada de arquivos. Também responsável por oferecer hospedagem privada, ilimitada e em nuvem de repositórios Git e suporte para TFVC (Controle de Versão do Team Foundation). 

Azure Test Plans: Testes manuais e exploratórios são simplificados com o Azure Test Plans. Possibilita testar aplicativos na Web ou na área de trabalho para descobrir defeitos em diferentes ambientes. Aprimora a qualidade geral do seu código com testes automatizados na nuvem da Azure.

Azure Artifacts: Especialmente pensado para criar, gerenciar, compartilhar e hospedar pacotes com a sua equipe, adicionando artefatos exclusivos aos pipelines de CI/DI em apenas um clique. 

Azure DevOps Server

É um aplicativo de gerenciamento de projetos e controle de versão para equipes de desenvolvimento de software. É normalmente implantado em organizações com vários desenvolvedores que precisam colaborar em um ou mais projetos.

Fornece recursos integrados que pode ser acessado por meio do navegador Web ou do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).

Além de todos os benefícios e recursos especiais oferecidos pelo servidor, adquirir o Azure DevOps Server garante o uso dos serviços de nuvem e assegura que a migração para a mesma possa ser realizada no ritmo que a empresa desejar. 

A Globalmind é parceira oficial da Microsoft, possuindo certificações nas suas principais plataformas e ferramentas. Fale com nossos especialistas e implemente as boas práticas de DevOps na Azure. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *