Backup é um procedimento de segurança recomendado por todos especialistas tanto para usuários domiciliares quanto para empresa. 

Ter uma estratégia de backup bem elaborada sempre faz a diferença: Conhecer os tipos de backup existentes, softwares e equipamentos para esse fim proporcionam maior velocidade na solução dos problemas e diminuem o uso da infraestrutura de TI, mantendo os dados sempre atualizados e seguros.

Devemos seguir a regra 3-2-1 para garantir a disponibilidade e a restauração de nossos backups. Para isso, é uma boa prática executar uma estratégia D2D2T (disco para disco para fita) ou D2D2C (disco para disco para nuvem). A abordagem D2D2C é onde a camada de fita do D2D2T é simplesmente substituída pelo armazenamento em nuvem. 

Como funciona:

O primeiro estágio envolve um backup local em disco. Para backup e restauração rápidos para operações de recuperação de curto prazo. 

Em um segundo estágio, você duplica os dados de backup para arquivar em um local baseado na nuvem. Para retenção de longo prazo. 

Como o backup já está em disco, ele pode ser transferido para a nuvem quando não houver impacto na produção para o tráfego da Internet.

Benefícios:

– Disponibilidade aprimorada: como os dados da nuvem podem ser acessados de qualquer local, melhore a acessibilidade dos dados externos quando se trata de (DR) Disaster Recovery. Alguns produtos podem até mesmo tornar os dados na nuvem acessíveis por aplicativos de computação em nuvem no caso de um desastre, tornando assim uma possibilidade de recuperação de desastres habilitada para nuvem. Com uma solução de armazenamento baseada em nuvem, os dados estão instantaneamente disponíveis para recuperação de qualquer lugar para qualquer lugar. Tudo que você precisa é uma conexão com a Internet. 

– Fácil: para pequenas e médias empresas que nunca consideraram uma estratégia externa por causa da complexidade ou do preço, esta pode ser uma solução fácil de implementar e acessível. O D2D2C lida com a complexidade da proteção de dados fora do local e move os dados para fora do local perfeitamente sem a necessidade de cópia de dados adicional, exportação de fita e/ou atividades de transporte. 

– Solução acessível: isso reduzirá o custo de propriedade e será uma alternativa escalável com pagamento à medida que cresce. O backup em nuvem híbrida (ou disco para disco para nuvem) é uma alternativa, emergindo como uma estratégia de backup de dados viável. Usa sua infraestrutura local existente e um armazenamento em nuvem de terceiros, oferecendo uma solução de backup e recuperação altamente eficiente, escalável e acessível. 

Deseja adquirir um plano de backup? Faça contato conosco, possuímos uma equipe especializada e pronta para lhe atender! 

E continue acessando nosso blog para saber mais sobre backups e segurança da informação!