Como proteger informações no Outlook

Atenção! A maioria dos ataques cibernéticos começam pelo seu e-mail.

O usuário é levado a abrir um anexo, a clicar num link e divulgar suas credenciais. Por isso queremos focar nas informações confidenciais que você troca por e-mail e reforçar a importância de tomar medidas protetivas contra phishings.

Phishing refere-se a tentativas fraudulentas de obter suas informações pessoais. Os golpistas usam e-mails e mensagens de texto falsos, anúncios pop-up enganosos, downloads falsos, spam no calendário e até mesmo chamadas falsas.

Apesar de se apresentar com uma tarefa complexa, a segurança no e-mail corporativo começa através da realização de medidas simples. 

Você sabia que o Microsoft Outlook possui algumas ferramentas para criptografar suas informações? Veja, a seguir, alguns mecanismos que podem prevenir que seus dados sejam hackeados. 

“NÃO ENCAMINHAR”:

Se você costuma enviar e-mails com dados sigilosos uma boa saída para protegê-los é evitar que a mensagem seja encaminhada para outros remetentes. Basta acionar esse recurso na barra superior do Outlook. Caso a pessoa para quem você encaminhou tente tirar um print ou até mesmo projetar essa tela durante um call, uma tela preta aparecerá, em vez do seu conteúdo. 

  1. Clique em criptografar >  2. Alterar permissões > 3. Não encaminhar.

RASTREAR E REVOGAR:

Quando alguém de fora tentar acessar seu e-mail/documento, a ferramenta pedirá as credenciais necessárias; caso uma pessoa tente acessar sem essa permissão, você será avisado de que alguém está tentando entrar. Além de identificar o usuário, o rastreamento mostra em que dia e local foi acessado, por meio do número de IP. Você pode revogar esse documento a qualquer momento e somente você terá acesso a ele. 

  1. Clique em criptografar >  2. Alterar permissões > 3. Confidencial.

De uma forma geral, para a segurança do e-mail corporativo é necessário a colaboração de todos os usuários, já que apenas uma falha pode significar o comprometimento de toda a rede. 

Entre em contato conosco e saiba como se proteger contra ataques de phishing e outras ameaças.