Existem várias maneiras de melhorar a comunicação interna com o G Suite e vamos citar abaixo, as funcionalidades que podem melhorar o dia a dia da sua equipe. Confira!
- Padronize o assunto dos e-mails:
O Gmail é a ferramenta de e-mail corporativo do Google, muito fácil de usar. Quando se trata de como melhorar a comunicação interna com o G Suite no trabalho, suas funções são ainda mais aproveitadas.
Quando você começa uma discussão por e-mail sobre um projeto, uma dica é padronizar a linha de assunto para facilitar a pesquisa desses e-mails no futuro. O Gmail agrupa organicamente e-mails com assuntos semelhantes, então se todos os e-mails do ‘Projeto XYZ’ começarem com essa frase, depois é mais fácil localizá-los. Aliado a isso, você pode criar grupos de contato com os e-mails dos colegas que estão no mesmo projeto que você. Assim, você não precisa digitar e-mails um por um toda vez.
- Ganhe flexibilidade com o Meet e o Chat:
Outra forma de como melhorar a comunicação interna com o G Suite é usando dois aplicativos-chave na comunicação diária: Hangouts e o Google Meet.
O Hangouts é a ferramenta para troca de mensagens de textos e que também permite o compartilhamento de arquivos por link, envio de convites da agenda, etc. Ele viabiliza também os feedbacks instantâneos no processo de avaliação de desempenho dos colaboradores, o alinhamento rápido entre os funcionários e a resolução de questões pontuais.
O Meet é um aplicativo de videoconferência e chamada de voz. Ele pode ser usado para reunir a equipe quando todos estiverem trabalhando de casa, por exemplo. Como a empresa usa a mesma ferramenta, com o passar do tempo o uso fica mais rápido, pois todos já se acostumaram com os recursos. Dá para fazer apresentações, compartilhar tela, além de poder usar esses aplicativos no tablet ou celular, o que também permite uma comunicação mais eficiente.
- Colabore com colegas em tempo real:
Com a digitalização das operações das empresas tudo acontece de forma virtual e porque não a colaboração também, não é mesmo?
Esse é outro ponto importante de como melhorar a comunicação interna com o G Suite. A ferramenta de processamento de texto — o Google Docs — e a de planilha e apresentação podem ser acessadas e editadas em conjunto. Dessa forma, durante uma videoconferência, o líder do projeto pode conduzir a edição do texto do projeto, analisar a planilha de resultados e montar a apresentação para o cliente, ouvindo as sugestões dos demais participantes. Tudo isso, sem precisar reunir a equipe fisicamente, permitindo mais flexibilidade para a rotina de todos os envolvidos.
- Armazene os arquivos na nuvem:
Por padrão, o aplicativo do Google Drive é o recurso de armazenamento na nuvem do Google.
Além de centralizar e organizar os arquivos, no Drive é possível criar pastas restritas, que só pessoas autorizadas podem visualizar. Mas também é possível gerenciar as permissões para fazer alterações como liberar apenas a visualização, permitir apenas comentários ou ter acesso como editor que pode alterar, compartilhar e editar um arquivo. Esse controle de acesso é importante para manter a segurança da informação nas empresas.
Outra vantagem das ferramentas do G Suite, como o Docs e Planilhas, é que os colaboradores podem se comunicar dentro do próprio arquivo, com a criação de comentários ou o uso da aba de mensagens. Esse sistema otimiza a troca de informações e desenvolvimento de projetos de forma colaborativa.
- Gerencie reuniões e eventos usando a Agenda online:
Uma forma de melhorar a comunicação interna com o G Suite e resolver esse problema é padronizar o uso da agenda online.
Na hora de marcar uma reunião, evento ou treinamento, o responsável pode criar um evento no Google Agenda e especificar data, horário e até incluir um link para uma sala de reunião no Meet, se for o caso. Depois, basta selecionar quem vai participar do evento e adicionar notificações de lembrete por e-mail ou pelo celular. Assim, todos os envolvidos serão lembrados do compromisso de forma automática pelo aplicativo que também pode ser instalado no smartphone ou tablet.