Backup em nuvem vs Backup local

POR QUE VOCÊ PRECISA DE AMBOS? 

Quando o assunto é armazenar e garantir a proteção das informações, ambas as modalidades possuem suas vantagens e possíveis desvantagens. A escolha pelo melhor modelo (ou pelos dois) muitas vezes passa pelas necessidades específicas de cada negócio.  A seguir, saiba mais sobre os dois tipos de backup e confira uma análise comparativa sobre o papel que cada um pode desempenhar na sua empresa! 

O que é backup na nuvem?

O backup de nuvem é um serviço em que é feito backup dos dados e aplicativos dos servidores da empresa e esse backup é armazenado em um servidor remoto. As empresas optam por fazer o backup na nuvem para que os arquivos e os dados estejam disponíveis rapidamente, no caso de uma falha no sistema, indisponibilidade ou desastre natural. Este servidor pode ser privado ou público.  

Algumas empresas maiores têm recursos e orçamento para manter uma infraestrutura privada em nuvem, enquanto organizações menores normalmente usam um serviço de nuvem pública, que suporta várias empresas. Com um serviço de backup em nuvem pública, a infraestrutura é gerenciada pelo provedor e a organização paga uma assinatura mensal ou anual para usar o serviço. 

Vantagens do backup em nuvem:

Economize dinheiro e recursosUsar backup na nuvem é mais em conta do que manter um sistema de backup local. Sua organização não precisa comprar ou manter hardware e software, nem se preocupar em obter aprovação para uma compra de capital. Em vez disso, você paga uma taxa de assinatura que é um item de despesas operacionais. 

Proteção de dados em caso de desastreBackups locais podem ser destruídos em caso de desastres naturais, como um tornado, furacão, inundação, etc. Em nuvem, mesmo que seus escritórios e sistemas sejam afetados, os dados armazenados em nuvem serão isolados desse evento, garantindo que sua organização possa restaurar os dados e funcionar novamente. 

Os dados são acessíveis de qualquer lugar: Se você tiver uma conexão à internet, você pode acessar seus dados de backup de qualquer lugar, a qualquer hora. Embora restaurar um backup completo da nuvem pode levar tempo, é rápido e fácil baixar apenas alguns arquivos da nuvem. 

Melhor segurança de dadosAlguns podem argumentar que um backup em nuvem pública não é tão seguro quanto um backup local. No entanto, para uma empresa de pequeno a médio porte (SMBs) que pode não ter um especialista em segurança cibernética na equipe, um provedor de nuvem experiente pode fornecer melhor segurança. 

Proteção contra ataques cibernéticosSeus dados estarão seguros no caso de um cibercriminoso atacar seus sistemas no local. Além de comprometer ou destruir dados, os atacantes normalmente excluem ou adulteram backups locais. Ter backups na nuvem mantém esses dados protegidos. 

EscalabilidadeSua organização pode escalar serviços em nuvem sem a necessidade de comprar mais hardware ou software. Em vez disso, o dimensionamento de serviços em nuvem é fácil e pode ser feito sob demanda. 

Desvantagens de backup em nuvem:

Tempo para baixar um backup completoDependendo da internet e do volume de dados, pode levar tempo – de horas a dias – para baixar um backup completo da nuvem. 

Potencial de perda de dados quando o contrato terminaTenha cuidado e examine de perto a política do provedor de nuvem no que diz respeito aos contratos cancelados. Você precisa se assegurar de que você pode baixar seu backup se você decidir cancelar o seu contrato. Certifique-se de confirmar quanto tempo o provedor de nuvem manterá seus dados após o cancelamento do contrato. 

Difícil trocar provedor de nuvemSe você tiver seu backup com um provedor de nuvem e decidir mudar para outro, pode ser demorado fazer tal troca. Embora você possa simplesmente fazer backup de seus sistemas para o novo provedor de nuvem, você vai querer migrar também, seus backups mais antigos para a nova infraestrutura de nuvem. Existem algumas ferramentas para ajudá-lo a realizar migrações em nuvem, mas essas ferramentas funcionam melhor se você tiver apenas baixos volumes de dados. Se você tiver grandes volumes de dados em backup com o provedor de nuvem original, você precisará baixar esses arquivos e depois carregá-los para a infraestrutura do novo provedor. Carregar e baixar um grande volume de dados pode levar uma quantidade significativa de tempo, dependendo da velocidade do link. 

O que é backup local?

O backup local refere-se ao processo de backup do seu sistema, aplicativos e dados para um dispositivo local, como fita, disco, disco rígido, pen drive, CD, disco rígido externo ou outras mídias que estão localizadas perto da fonte de dados. Embora seja recomendável que uma organização execute um backup local, você precisará de um segundo backup em um dispositivo diferente (idealmente armazenado fora do local) para garantir que seus dados sejam protegidos. 

Vantagens de backup locais:

Recuperação rápida de grandes volumesUma vez que um backup local não depende de uma conexão à internet, é muito mais rápido recuperar grandes volumes de dados. 

Saiba onde estão seus dadosUm provedor de nuvem pode armazenar seus backups em diferentes estados, até mesmo em diferentes países, se as regulamentações de conformidade de dados se aplicarem. Com um backup local, você sabe onde seus dados residem e tem controle direto sobre o acesso aos seus dados. 

Desvantagens de backup local:

Nenhuma proteção em caso de desastreQuando os backups locais estão localizados perto da fonte de dados – em um sistema local ou datacenter – seus dados estão em risco em caso de desastre. 

Os dados podem ser prejudicados caso sistema for atacado: Ataques cibernéticos modernos, como ransomware, não atacam apenas seus sistemas. Muitas vezes, seu primeiro movimento é excluir backups locais, impedindo que você restaure sistemas infectados e aumentando as chances de você pagar o resgate exigido. 

Não é facilmente escalável: Se você precisar escalar seu sistema de backup local, você precisará investir em mais hardware e software para suportar volumes maiores de dados. 

Importância de ambos os backups trabalhando juntos:

Para lidar com qualquer possível perda de dados, sua organização precisa de uma estratégia de backup híbrida, onde você armazena backups localmente e na nuvem. A indústria se refere a essa estratégia como a regra de backup 3-2-1 onde você mantém seus dados em três lugares, em duas mídias, com um backup armazenado fora do local, como na nuvem.  

Independentemente das medidas de segurança que sua equipe de TI e provedor de nuvem colocarem em prática, há sempre uma chance de que um ataque cibernético possa comprometer um de seus backups. Se seus sistemas de produção forem atacados, as chances são boas de que seu backup local seja comprometido ou excluído. No entanto, se você tiver uma cópia de backup na nuvem, poderá restaurar seus sistemas. O mesmo vale se seus sistemas de backup locais falharem por qualquer motivo. Você pode se recuperar usando seu backup na nuvem. 

Alternativamente, nesse caso extremamente raro em que sua cópia de backup em nuvem pública está comprometida ou os dados são perdidos devido a um desastre que afeta a infraestrutura do provedor de nuvem, você pode recuperar seus sistemas usando sua cópia local. 

Se você usar um aplicativo de software como serviço (SaaS), fazer backup de seus dados SaaS é importante. Embora o provedor SaaS faça backup de sua infraestrutura para cumprir com os SLAs (Service Level Agreements, contratos de nível de serviço), cabe a você garantir o backup e a recuperação do serviço. A criação de um backup local de arquivos críticos é recomendada, mas ter a capacidade de criar automaticamente backups em nuvem de suas contas Microsoft 365 ou Google Workspace garante que todos os dados que eles contêm estejam protegidos contra qualquer evento de perda de dados. 

Solução Acronis:

Acronis Cyber Protect é a solução inédita que integra proteção de dados (por exemplo, backup/recuperação de desastres) com segurança cibernética e gerenciamento de endpoint em uma única solução, administrada através de um console e instalada usando um agente. Você pode fazer backup de uma imagem completa de seus sistemas, incluindo sistema operacional, aplicativos e dados para a nuvem e/ou um dispositivo local e se recuperar rapidamente.  

Acronis Cyber Protect também protege seus sistemas e dados contra malware – incluindo ransomware e criptominers – com proteção baseada em IA/ML de última geração, gerenciamento automatizado de patches,avaliações de vulnerabilidades e filtragem de URL. A solução também fornece recursos de trabalho remoto e anti-pandemia para garantir que seus sistemas e dados estejam protegidos, independentemente de sua localização. 

Acronis Cyber Protect fornece a solução mais econômica para ajudar sua organização a evitar o tempo de inatividade, eliminar a perda de dados e mitigar violações de segurança, incluindo ataques de zero-day. 

Deseja adquirir tais soluções ou tirar dúvidas? Faça contato conosco, possuímos uma equipe especializada e pronta para lhe atender!